segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ciclos

Estive pensando no que será para mim o ano que está por vir: 2010?
Temos em nossas vidas ciclos que são encerrados de tempos em tempos. Vivi um longo ciclo, de 16 anos, que foi o período em que morei com meus pais, numa cidadezinha do interior, onde concluí meus estudos, onde vivi apartado do mundo, reprimindo meus desejos. Essa semana, encontrando uma amiga daquela época, ela me recordava das nossas conversas de que aquela cidade era pequena pra mim. E de fato, bastou acabar o Ensino Médio e minha amada mãe me impulsionou a sair de lá e estudar fora. Começava aí mais um ciclo: morar com parentes, em uma cidade grande, conhecer novas pessoas, outra realidade, ter acesso direto ao mundo em si, e descobrir quem eu era de verdade, os meus desejos, meu gosto. Aprender
a cuidar de algumas coisas sozinho, e ser mais independente.
Período muito importante! Ainda lutando contra algumas realidades que precisavam ser aceitas, mas que fingi não ver. Esse período durou 3 anos, até que veio mais uma mudança: passar no vestibular.
Encerrava-se outro ciclo e começava um totalmente novo: entrar na vida acadêmica, encontrar o primeiro trabalho na cidade grande, ter responsabilidades, aceitar minha homossexualidade, vivê-la, driblar as pessoas mais chegadas para que não soubessem, até que eu tivesse confiança o suficiente para me aceitar e partilhar isso com as pessoas que amo. Um período muito gostoso e difícil.
Dois anos depois, veio mais um ciclo: morar com o irmão, dividir a casa, executar alguns trabalhos domésticos. Crescer mais como homem. Acreditar mais em mim, e mostrar as pessoas que amo quem realmente eu sou: Homem, gay, inteligente, divertido, amigo fiel até o fim, carente e necessitado de amor, solteiro desde então...e ávido por finalmente viver uma história verdadeira, em conflito com a família, principalmente o pai, ás vezes triste em excesso, grosso, cheio de arestas a serem aparadas.
Nesses dois anos, vivi um deles com meu irmão e nosso colega, e o outro ano com meu irmão apenas. Aprendi muito, e fiquei mais próximo de meu maninho.
Após este período veio a oportunidade de morar sozinho. Alguns aprendizados nessa fase, que veio junto com o final de mais um ciclo: a graduação.
Agora, após estes ciclos, contabilizando um total de 24 anos estou morando "só", graduado, sem neuras quanto a ser gay, entrando nos eixos na relação com a família, escolhendo muito bem meus amigos, recém saído de uma experiência como educador onde aprendi muito, vivendo as minhas amizades, vejo o encerramento de mais um ciclo, e o possível início de um outro, onde virá a minha independência financeira, a minha independência como homem. É chegada a hora de finalmente CRESCER. Tomar as rédeas da minha vida, minhas decisões, e seguir em frente, traçando metas, analisando e aproveitando as oportunidades que aparecerem, e construindo a MINHA VIDA, sem a interferência de ninguém.
Confesso que bate o medo do desconhecido, do novo, do futuro. Mas estou decidido a enfrentá-lo e arriscar. Em um determinando texto de Augusto Branco, atribuído a Charles Chaplin, Shakespeare e etc, ele diz que "O mundo é de quem se atreve."
Então, 2010 para mim não será apenas mais um ano. Será O ANO. Novas tentativas, nova vida, nova cidade, um recomeço.
AH, e não posso deixar de dizer que no encerramento de mais um ciclo, o blog ganhou proporção viciante em minha vida. Agora posso dizer que escrever aqui para mim é algo fundamental e a mudança de vida em 2010 será relatada aqui com certeza!
A todos os meus amigos e leitores, um forte abraço e antes que termine o ano, volto com um textinho reflexivo sobre os próximos 365 dias que vem aí. Até mais.

5 comentários:

  1. "O mundo é de quem se atreve", então que venha 2010!
    Parabens pela sensibilidade dos seus textos e pelo http://katanadeouro.tumblr.com/post/304719012/33
    Um mega abraço e feliz 2010!

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto e que venha O ANO pra vc e que seja super fantastico para todos nós!!
    abraçooo e feliz 2010!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeff. E vâmo q vâmo pra 2010 né?
    Bom, eu acredito em numerologia, comigo sempre deu certo, e a muitos anos que acredito nisso. Este ano, de acordo com essa crença eu encerrei um ciclo em dezembro. Iniciei meu ano 1 da numerologia à partir do dia 05.
    Encerrar, começar denovo, tudo tem um sentido novo, e pra mim, esse inicio de ciclo já começou a surtir efeitos, pois tenho uma surpresa que vou postar brevemente no blog..É por issu q acredito em numerologia hehehhe.Comigo tudo se encaixa.
    A você meu querido te desejo tudo de...haa no miéssiene eu falo rsrsrs..
    Abraços hauahuaha.

    ResponderExcluir
  4. Uma vida bem vivida com ctz, espere mto de 2010, mtas coisas boas, porque vc merece. E eu? Vou continuar lendo este blog para aprender a ser mais atrevido rsrs, espero pelas novidades! Grande abraço e que 2010 seja alem de suas expectativas.

    ResponderExcluir
  5. O mundo é de quem se atreve é uma bela frase pra 2010 e pq não para uma vida toda! Adorei o blog, to seguindo ^^ Bjss

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...