terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bahia é festa todo dia!

O Ano Novo já começou em todo o país, mas parece que na Bahia demora mais um pouco para que isso aconteça. A temporada de festas inicia-se por aqui já no dia 01/01, quando Daniela Mercury faz um show na Barra, comemorando o primeiro pôr-do-sol do ano. Este ano a cantora fez uma homenagem a Carmem Miranda e Dorival Caymmi. E após este show, que reúne uma multidão no Farol da Barra, em Salvador, está oficialmente aberta a temporada de festas na Bahia.
Já aconteceu também a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, também no dia 01/01. Hoje, 06/01 acontece a Festa de Reis, reverenciando os três reis magos. Ainda consta no calendário de festas religiosas também a Lavagem do Bonfim, onde baianas lavam as escadarias da Igreja do Senhor do Bomfim com água de cheiro. Esta festa une a tradição católica com o camdomblé, e também paralisa a cidade de Salvador. Acontece na segunda quinta-feira após o Dia de Reis, que é hoje.
No mesmo dia também acontece o Bonfim Light, que é uma festa onde grandes nomes da música baiana fazem um mega show.
Após estas festas ligadas a religião há uma pausa para o Festival de Verão de Salvador, que já faz parte da tradicionais festas da Bahia. O Festival que esta na sua 11º edição, é transmitido pela Rede Globo de Televisão, e conta com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Ivete Sangalo, Victor e Léo, Jota Quest, Asa de Águia, e este ano a internacionalmente conhecida Alanis Morissete, entre outros cantores e bandas.
Após o Festival de Verão, acontece a Festa de Iemanjá, muito famosa em Salvador e que pára a cidade, no dia 02/02.
Nesse período, de janeiro e fevereiro também acontece os Ensaios de bandas e cantores baianos, que já é tradição no verão de Salvador. Estes ensaios acontecem durante a semana, com bandas como Harmonia do Samba, Timbalada, etc.
E a temporada de festas culmina com o Carnaval de Salvador, um dos maiores do Brasil, quiçá do mundo! A festa mais esperada pelos baianos.
A mídia já noticía o grande desembarque de turistas em solo baiano, e até o carnaval muitos ainda vão chegar.
Mas, vale a pena lembrar que nínguem aqui é vagabundo não. O trabalho aqui é pesado. Quem pensa que os baianos estão em suas redes apenas esperando as festas começarem, se engana. Aí é que o trabalho dobra, triplica nesse período de verão. E os baianos não fazem por menos, dão o sangue para conseguir seu dinheiro no fim de tudo isso.

Um comentário:

Partilhe comigo deste devanneio...